políticas educacionais http://interfas.univ-tlse2.fr/reflexos/299 Entrées d’index fr 0 Instrumentos de política linguística para o ensino de língua portuguesa: vislumbrando uma perspectiva teórico-metodológica em português como língua adicional no cenário brasileiro http://interfas.univ-tlse2.fr/reflexos/291 Ce texte est le produit d'une étude des politiques éducatives du Brésil en Portugais Langue Additionnelle (PLA) qui vise à décrire la perspective méthodologique découlant des réflexions menées par différents instruments de politiques linguistiques au Brésil. Résultat du travail mis au point dans le groupe de recherche Celpe-Bras: análse do acervo de provas já aplicadas, manuais, legislação e estudos realziados à l'Université fédérale de Rio Grande do Sul, cette réflexion interagit essentiellement avec l'analyse comparative entre les politiques brésiliennes et portugaises par Schoffen et Martins (2011). Nous cherchons à nous concentrer sur le contexte brésilien afin d'exprimer les nuances théoriques et méthodologiques de la perspective didactique en question. Par conséquent, nous discutons les propositions de documents officiels tels que les Parâmetros Curriculares Nacionais et les Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul, et d'observer leur présence dans la progression didactique présentée par Kraemer (2012). En outre, nous revenons également à l’examen Celpe-Bras en tant que politique qui a fusionné les réflexions sur l’enseignement du portugais aux locuteurs d’autres langues au Brésil et a montré son importance dans la définition de l’usage du langage. Este texto é produto de um estudo sobre políticas educacionais brasileiras em Português como Língua Adicional que tem por objetivo descrever a perspectiva metodológica advinda das reflexões levadas a cabo por diferentes instrumentos de políticas linguísticas no Brasil. Resultado do trabalho desenvolvido no projeto de pesquisa Celpe-Bras: análse do acervo de provas já aplicadas, manuais, legislação e estudos realizados, empreendido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, esta reflexão dialoga substancialmente com a análise comparativa entre políticas brasileiras e portuguesas apresentada por Schoffen e Martins (2016). Buscamos enfocar o contexto brasileiro de modo a expressar as nuances teóricas e metodológicas da perspectiva de ensino em questão. Para tanto, discutimos as proposições de documentos oficiais, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e os Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul, e observamos a sua apropriação na proposição de progressão curricular de Kraemer (2012). Além disso, também retomamos o Exame Celpe-Bras como política que amalgamou as reflexões a respeito do ensino de português para falantes de outras línguas no Brasil e apresentamos a sua importância na definição do que seria o uso da linguagem. mar., 03 mai 2022 09:41:52 +0200 mar., 03 mai 2022 09:43:51 +0200 http://interfas.univ-tlse2.fr/reflexos/291